Desvendando os mitos mais comuns sobre perfume.
- Manoela Gomes
- 17 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
O perfume tem muita história e ao longo dos anos, a maneira como nos envolvemos com as fragrâncias mudaram drasticamente. Junto com essas mudanças, vieram mitos que não necessariamente são verdadeiros.

Mas não se preocupe, o Olfatecário está aqui para desmascarar alguns dos mitos mais comuns sobre esse universo perfumado. Vamos começar pelo mito do "fixador mágico".
Não existe um fixador mágico
Isso mesmo, na perfumaria não existe um produto que fixa ou prolonga a duração de um perfume. O que existe são matérias primas aromáticas de maior cadeia carbônica, ou seja, menos voláteis, que por sua vez demoraram mais a evaporar. Por exemplo uma fragrância que só contém cítricos em sua composição, não terá a mesma duração de uma fragrância amadeirada porque os compostos aromáticos cítricos são mais leves, ou seja, possuem uma cadeia carbônica menor e por esse motivo evaporam mais rápido. O que importa é se formulação foi feita de forma criativa e equilibrada, mesmo que isso signifique reaplicar o perfume mais de uma vez por dia.
Esfregar uma fragrância faz com que dure mais
Talvez o mito mais difundido sobre perfumes seja que você deve esfregá-lo entre os pulsos para fazê-lo durar mais tempo. A ideia por trás desse conto é que esfregar a fragrância irá ativá-la e torná-la mais forte.
Na verdade você não deve esfregar seu perfume. O atrito dessa fricção quebrará as moléculas aromáticas e ajudará a fragrância a evaporar mais rápido.
Não pode misturar fragrâncias
A maioria das pessoas usa uma fragrância de cada vez, acreditando que não pode experimentar vários perfumes de uma vez só. O pensamento por trás desse mito é que uma fragrância dominará a outra e que você acabará usando muito perfume.
Na verdade, as camadas de perfume são algo que a maioria dos perfumistas incentivará. Misturar e colocar em camadas diferentes fragrâncias lhe dará um aroma único e mais complexo, o dificil aqui é criar uma harmonia.
Colônias são para homens e perfume são para mulheres
Durante anos disseram que perfumes são fragrâncias formuladas para mulheres, enquanto colônias são fragrâncias para homens. Bem, embora no começo isso fosse verdade, essa não é mais uma regra para a perfumaria.
Perfume não tem gênero, uma mulher pode facilmente usar uma fragrância para homens e vice-versa. A verdade é que a única diferença entre perfume e colônia é a concentração de aromáticos dentro da fórmula. Os perfumes têm mais óleos, enquanto as colônias têm menos.
Gostou? Quer saber mais? Compartilhe esse post e nos ajude a aumentar essa comunidade perfumada.
Bem-vindo a família Olfatecário | Marketing Sensorial | Perfume Assinatura | Contato
Comments