Qual a diferença entre perfume e colônia?
- Manoela Gomes
- 31 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Para os amantes de perfumes, há uma grande variedade de opções disponíveis no mercado, desde as colônias até os perfumes mais concentrados. Muitos podem pensar que colônias são apenas para os homens e perfumes para as mulheres, mas a verdade é que essa distinção se baseia apenas na concentração de óleos aromáticos em sua formulação.
Na realidade, não há uma definição de gênero quando se trata de fragrâncias, já que cada pessoa tem suas próprias preferências e memórias olfativas únicas. O que importa é que você escolha um perfume que combine com sua personalidade, humor e estilo de vida.
Mas voltando à pergunta, você sabe qual é a diferença entre colônia e perfume?

Que ambos cheiram muito bem nós já sabemos mas vamos entender melhor isso.
As colônias têm uma concentração mais baixa de óleos aromáticos e uma duração menor na pele, sendo ideais para uso diário ou em climas mais quentes. Já os perfumes possuem uma concentração mais elevada de óleos, garantindo uma fixação mais duradoura e intensa na pele, ideal para ocasiões especiais ou climas mais frios.
As fragrâncias são como um mundo mágico, onde a arte e a ciência se unem para criar aromas fascinantes e inebriantes. Basicamente, elas são compostos aromáticos dissolvidos em um solvente, como o etanol ou uma mistura de água e etanol. Mas o que realmente diferencia uma fragrância da outra é a quantidade de óleos essenciais ou compostos aromáticos que ela contém, o que resulta em diferentes concentrações e intensidades.
Os perfumes são classificados de acordo com a concentração dos compostos aromáticos em sua fórmula, que pode variar de uma fragrância para outra. Por exemplo:
“Perfume", "Parfum”, “Parfum Extrait”, “Extrait de Parfum”, “Perfume Extract”, “ Pure perfume” or “Elixir” - é a concentração mais forte de uma fragrância e pode ter entre até 40% de compostos aromáticos. É também a variante mais cara, vem em frascos muito pequenos e é usado em quantidades muito baixas devido a sua potência.
Esprit de Parfum ( EsdP) - tem uma concentração entre 15% a 30% e é rara de se encontrar no mercado porém é famosa porque é a concentração que a Dior fez o "Poison" dos anos 1980.
Eau de Parfum (EdP), Parfum de Toilette (PdT) - tem entre 10% a 20% de compostos aromáticos. Tornou-se popular e hoje pode ser a maior concentração em que alguns dos perfumes podem ser encontrados.
Eau de Toilette (EdT) - perfume de concentração de 5% a 15% é a concentração mais comum e usada para fazer uma variante mais acessível de perfumes mais caros. É vendido em frascos maiores porque possui um atomizador que pulveriza mais líquido.
Eau de Cologne (EdC) - geralmente perfume cítrico chipre que possui entre 3% e 8% de compostos aromáticos. Originou-se em Colônia (Köln) na Alemanha e foi misturado pela primeira vez por Johann Maria Farina em 1709. Tornou-se popular, especialmente com a realeza até o ponto em que os boticários e farmácias locais começaram a fazer e vender suas variantes por toda a Europa.
Splash, aftershave - baixa concentração de compostos aromáticos, apenas entre 1% e 3% por esse motivo o seu cheiro é mais suave.
Agora que já sabe tudo sobre perfumes, me diz você, aqui nos comentários, qual a sua concentração preferida?
Gostou? Quer saber mais? Compartilhe esse post e nos ajude a aumentar essa comunidade perfumada.
Bem-vindo a família Olfatecário | Marketing Sensorial | Perfume Assinatura | Contato
Comments